NA PRÁTICA / 01


OFICINA DE COLAGRAVURA




Segundo o Dicionário de Termos Artísticos, colagravura, do inglês collagraph, é "processo de gravura em que a matriz é construída por um bloco no qual a imagem é formada como uma colagem de diferentes materiais, produzindo uma superfície levantada e texturizada que pode ser tintada".

Da esq. para dir.: matriz pronta, matriz tintada, impressão à mão.
A Oficina de Colagravura é o resultado de um projeto elaborado por mim e pelo artista plástico Gleidson Reis para uma disciplina de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ateliê de Licenciatura I. O objetivo dessa aula era: "Criar, produzir, desenvolver e avaliar projeto de produção de uma oficina na qual se pretende relacionar a poética pessoal do aluno com possibilidades práticas no ensino-aprendizagem em Artes visuais, considerando a realidade do ensino nos níveis fundamental e médio."


Da matriz à impressão da colagravura de José Bueno.
A oficina teve sua primeira versão no dia 22 de novembro de 2013, com a própria turma de Ateliê.




 A vantagem da técnica da colagravura é sua acessiblidade, podendo ser adaptada para uma sala de aula que não apresenta a infra-estrutura de um ateliê tradicional de gravura. Além de utilizar materiais de baixo custo pois pode-se usar areia e cola, folhas de plantas ou restos de embalagens descartáveis.


Barbantes, estopa, lixa e goma laca usados na colagravura de Amanda Barbosa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também...