TODOS CONVIDADOS / RE-ARRANJO



Reorganizar, rearranjar arte e vida, experimentação e design, gráfico e arquitetônico, instalação e decoração, arranjo e obra... Essas e outras são as questões levantadas pela exposição Re-arranjo, na loja Deckhome, aberta ao público até 27 de setembro de 2014. Na quinta-feira passada, 18 de setembro, eu conferi a abertura da mostra, que faz parte da programação do Dmais: Circuito de Decoração e Design.




Especialmente para o evento DmaisPatrícia Fonte Boa abriu sua loja, para que os artistas visuais Maíra Fonte Boa, Gladston Costa e amigos propusessem uma nova curadoria, em cima do projeto original da arquiteta Anna Lamas.





A proposta é inserir obras de artistas independentes, não representados por galerias, no circuito do design de interiores, propondo novas relações lúdicas, sensórias e experimentais sem deixar de valorizar o produto da loja, os móveis.

No segundo andar, o conceito que reina é o da usabilidade, o visitante é convidado a sentar, manusear e vivenciar os móveis e a própria decoração. Há uma homenagem aos Penetravéis do artista brasileiro Hélio Oiticica, uma versão despretensiosa que foi construída pelos curadores usando tecidos, móveis e almofadas da loja. O princípio é usar blocos de cores, texturas variadas para que o visitante possa sentar nos móveis e se deslocar pelos tecidos como se caminhasse dentro de uma pintura.


O laranja fresco das mexericas em cima da mesa, o cheiro da fruta descascada, o sabor doce e ácido também são experiências possíveis. Além de decorativas, as mexericas são um convite para centrar em um estímulo sensorial por vez, uma atividade inspirada por uma aula da universidade proposta pela artista plástica Sara Ávila, que marcou a vivência das artistas Maíra e Daniela.






Acima Gladston Costa, um dos integrantes do Ateliê Tapume Ltda.




Já no primeiro andar da loja foram dispostas obras com características gráficas, pinturas, impressões e desenhos com a presença de linhas, cores chapadas, referências geométricas à letras, às tabelas e à diagramação de jornais. 




Quadros do Ateliê Tapume Ltda, da esquerda para direita: Jairo dos Santos e Gladston Costa.











Daniela Parampal e suas esculturas em cerêmica e gesso.




A exposição Re-arranjo está de portas abertas até o dia 27 de setembro de 2014, na loja Deckhome, R. Curitiba, 2142, Lourdes, em Belo Horizonte.




Maíra Fonte Boa e Pedro Haidan da Virgulina, cuja proposta é fabricar os vasos de cerâmica e as suculentas como lembrancinhas. Eles aceitam encomendas.




Para mais informações:
Ateliê Tapume Ltda: GladstonCosta & Jairo dos Santos Pereira
Virgulina: Maíra Fonte Boa & Pedro Haidan

Todas as fotos com o símbolo do blog são de autoria de Clarissa d’Errico, as demais imagens são da divulgação da loja Deckhome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também...